Fórum Exame discute o mercado ilegal

WhatsApp Image 2018-05-24 at 14.11.08A revista EXAME realizou hoje, 24/05, com o patrocínio do ETCO, o EXAME Fórum – Combate à ilegalidade. O evento reuniu empresários , economistas e representantes da sociedade civil para debater e discutir propostas sobre o tema.

Questões como a alta carga e tributária e sua complexidade, foram levantadas pelo presidente do ETCO em sua palestra de abertura, como um dos principais desafios  no combate ao mercado ilegal.

Apesar dos prejuízos causados à sociedade e aos cofres públicos, todos concordaram que o tema não é debatido com a frequência que deveria.

“A falta de discussão é um desafio ao enfrentar o comércio subterrâneo, porque é no subterrâneo que ele atua e movimenta bilhões de reais”, afirmou Edson Vismona, presidente do ETCO.

Para o economista Samuel Pessoa a simplificação tributária é o principal caminho a ser percorrido para solucionar o problema.

“Há pequenos grupos econômicos com muito peso no congresso, que conseguem fazer barulho e, assim, aprovar exceções tributárias”. ele afirma que a construção de um sistema de impostos muito mais simplificado teria um impacto na economia brasileira semelhante ao Plano Real.

WhatsApp Image 2018-05-24 at 15.08.38 (1)O ex governador de São Paulo e pré candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, também esteve presente ao evento. Ele recebeu das mãos do presidente do ETCO, o Manifesto sobre Segurança e Desenvolvimento, documento que registra os princípios e propostas defendidas pelo  Movimento em Defesa do Mercado Legal, liderado pelo ETCO e FNCP, que reúne mais de setenta entidades da sociedade civil. O ex governador também recebeu o Manifesto ETCO sobre Tributação e Desenvolvimento, este com princípios e propostas defendidas pelo Instituto.

Compartilhe