Prêmio para jornalistas marca 10 anos do ETCO

Objetivo é reconhecer profissionais que estimulam a conscientização da sociedade para os temas abordados pelo Instituto

Como parte da celebração de seus 10 anos de atuação na defesa da ética concorrencial no País, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO apresenta o Prêmio ETCO de Jornalismo 2013. O objetivo é reconhecer trabalhos jornalísticos produzidos na imprensa brasileira em que possam ser identificadas contribuições ao aprimoramento da ética entre empresas concorrentes, ou que apontem situações em que práticas fraudulentas comprometam o ambiente de negócios.

“Nada mais justo do que reconhecer o trabalho desses profissionais que, de maneira inequívoca, contribuem para a conscientização sobre temas como comércio ilegal, informalidade, pirataria, complexidade do sistema tributário, sonegação fiscal e o impacto da corrupção na economia”, ressalta o Presidente Executivo do ETCO, Roberto Abdenur. Para ele, a capacidade da imprensa em levar a informação a toda sociedade “tem sido a responsável pela ampliação do conhecimento e da compreensão dos benefícios que a ética concorrencial proporciona à economia e ao País”.

O Prêmio ETCO de Jornalismo distribuirá um total de R$ 60 mil em valores brutos, sendo R$ 10 mil para o vencedor de cada uma das cinco categorias – Jornal, Revista, Radiojornalismo, Telejornalismo e Jornalismo On Line –, e mais R$ 10 mil ao trabalho considerado o melhor entre as categorias premiadas, denominado vencedor do Grande Prêmio ETCO de Jornalismo. Homenagens especiais serão prestadas aos editores dos trabalhos vencedores durante a cerimônia de premiação.

O programa, criado para ampliar o conhecimento e a compreensão dos benefícios das práticas de negócios alinhadas com a ética concorrencial para a sociedade, é uma entre diversas iniciativas do ETCO, que reúne empresas e entidades empresariais não governamentais.

As inscrições para a primeira edição do Prêmio ETCO de Jornalismo poderão ser feitas até 1º de agosto de 2013, data máxima de publicação/veiculação dos trabalhos. Informações detalhadas sobre o programa, ficha de inscrição e regulamento podem ser obtidos no site www.etco.org.br/premio.

Sobre o ETCO
O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, ETCO, é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 2003 com o objetivo de identificar, discutir, propor e apoiar ações, práticas e projetos que resultem em melhoria concreta do ambiente de negócios no Brasil. Para isso, atua para influenciar os tomadores de decisão a adotarem medidas que visem a reduzir a sonegação fiscal, o comércio ilegal e a informalidade, além de ações de simplificação do sistema tributário e de combate à corrupção e outros desvios de conduta. O Instituto procura manter forte presença no meio empresarial e político brasileiro com o objetivo de criar mecanismos e ferramentas que fortaleçam a ética concorrencial. São três as estratégias de atuação: fomentar estudos sobre os fatores que incentivam esses desvios de conduta; propor e apoiar iniciativas, ações ou mudanças em textos legais e práticas administrativas; desenvolver e apoiar ações de conscientização da opinião pública sobre os efeitos sociais e econômicos maléficos e dos perigos dessas ilegalidades e da leniência social com esses desvios de comportamento ético.

Informações sobre o Prêmio:
RP Consultoria
Av. N. Sra. de Copacabana, 928 – cj. 1001 – Copacabana
CEP 22060-002 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 3208-3646
premioetco@etco.org.br

 

Publicado em Geral