Série da Folha sobre tributação ganha prêmio de jornalismo

A Folha ganhou o Prêmio Etco de Jornalismo, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, na categoria jornalismo, com a série “Pesadelo Fiscal“, publicada no caderno Mercado desde 19 de maio.

Ela mostra os principais entraves burocráticos que pesam sobre consumidores e empreendedores do país. As reportagens são publicadas sempre aos domingos, quinzenalmente, na edição impressa do jornal e no site. Já foram abordados temas como as taxas sobre o consumo, a caótica lógica da isenção tributária concedida nos últimos anos e os obstáculos à redução da carga de impostos no país.

Nas outras categorias do prêmio, venceram as reportagens “Negócios com Causa”, da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, “A Indústria da Pirataria”, da Rádio Bandnews FM de Brasília, “A Cara da Corrupção”, da TV Globo, e “10 Anos sem Camelô”, do portal O Tempo Online.

A comissão de julgamento foi formada pelos jornalistas Beth Cataldo, Carlos Eduardo Lins da Silva, Fernando Portela, José Márcio Mendonça e Nelson Hoineff. Para escolher os vencedores, as comissões examinaram 71 trabalhos da categoria jornal, 10 da categoria revista, 10 de radiojornalismo, 57 de telejornalismo e 55 de jornalismo online.

A cerimônia de premiação será no dia 7 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. No evento, será conhecido o vencedor do prêmio principal, o Grande Prêmio ETCO de Jornalismo, ao qual concorrem todos os vencedores das diferentes categorias.

Anteriormente, no dia 22 de agosto, a série “Pesadelo Fiscal” ganhou o Prêmio Fenacon de Jornalismo, concedido pelas empresas do setor contábil, na categoria jornalismo impresso.

Publicado em Saiu na mídia