Estudos e pesquisas

Uma das principais ferramentas estratégicas de atuação do ETCO é a constante reflexão sobre os mais diversos temas. Por isso, o Instituto promove e incentiva estudos e pesquisas celebradas em parcerias com renomadas instituições, como a consultoria McKinsey, a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

Índice da Economia Subterrânea

indice-economia-subterranea-grafismo
2015: Economia Subterrânea para de diminuir pela primeira vez em 12 anos
Estudo do ETCO e da FGV/IBRE revela que, após longo período de retração, mercado informal estanca e movimenta o equivalente a 16,1% do PIB brasileiro

2014: Índice de Economia Subterrânea reduz drasticamente ritmo de queda em 2014
De acordo com o indicador o mercado informal brasileiro movimentou R$ 826 bilhões. A cifra equivale a 16,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e mostra uma queda de 0,2 ponto percentual em comparação com o índice obtido em 2013.

Anteriores:
Junho 2013 | Novembro 2012 | Junho 2012 | Dezembro 2011 | Junho 2011 | Novembro 2010 | 2009 | Dezembro 2008 | Julho 2008 | 2007

Estudos recentes

A Business Software Alliance (www.bsa.org) é a principal organização dedicada à promoção de um mundo digital seguro e legal. A BSA é a voz da indústria de software comercial do mundo e seus parceiros de hardware perante governos e no mercado internacional. Seus membros representam uma das indústrias de mais rápido crescimento do mundo. Os programas da BSA fomentam a inovação em tecnologia por meio de iniciativas de educação e políticas que promovem proteção de direitos autorais, segurança cibernética, comércio internacional e eletrônico. Os membros da BSA incluem Adobe, Apple, Autodesk, Avid, Bentley Systems, Borland, CA, Cadence Design Systems, Cisco Systems, CNC Software/Mastercam, Dell, EMC, Entrust, HP, IBM, Intel, McAfee, Microsoft, Monotype Imaging, PTC, SAP, SolidWorks, Sybase, Symantec, Synopsys, The MathWorks e UGS.

As opiniões emitidas nestas publicações são de exclusiva e de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO.

É permitida a reprodução destes textos e dos dados neles contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Compartilhe