Anvisa lança cartilha sobre medicamentos falsificados

Por ETCO
06/07/2009

Fonte: Diário MS – MS, 06/07/2009

Medicamentos

Cartilha faz alertas à população sobre como evitar compra de remédio falsificado Para evitar e combater o uso pela população brasileira de remédios falsificados, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançaram uma cartilha com informações sobre o tema. A publicação alerta sobre cuidados que o consumidor deve tomar para evitar a compra de remédios falsos ou sem autorização de comercialização.



Nos medicamentos originais, por exemplo, a embalagem do produto deve informar o registro do material (um código de 9 a 13 dígitos que sempre começa com o número 1); a embalagem precisa estar lacrada e em bom estado de conservação; e o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) deve estar presente, entre outras determinações.



Outro alerta: nunca compre medicamentos em feiras, camelôs e pela internet. A comercialização deve ser feita pelas farmácias e drogarias autorizadas pela agência. De acordo com o documento, os medicamentos falsificados mais comercializados e/ou apreendidos são os para disfunção sexual, emagrecimento, anabolizantes e os remédios com efeito abortivo.



O trabalho que vem sendo feito pelas autoridades brasileiras na área é reconhecido internacionalmente. O país é coordenador do Grupo de Trabalho de Combate à Falsificação de Medicamentos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Além do DPDC e da Anvisa, as ações contam com a colaboração das polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal e da Receita Federal. Informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 1997 ou pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.