Brasil apresenta a embaixadas novo plano de enfrentamento

Por ETCO

Fonte: Dourados Agora – MS – HOME – 19/08/2009

A estratégia tem 23 projetos, e como principal foco a educação e a conscientização do consumidor sobre os malefícios na compra de produtos falsificados. “

Buscamos mobilizar a sociedade civil para esta luta e temos constatado o esforço por parte de vários segmentos”, destacou o secretário-executivo do CNCP, André Barcellos, que também expôs a “logo” do Conselho: “Brasil Original – Compre essa Atitude”.

O selo aparecerá em embalagens ou em etiquetas de marcas autênticas, como tênis, camisetas e eletrônicos. “A iniciativa é um convite para a mudança de comportamento, porque só o esforço repressivo não resolve o problema”.



 
Os projetos começam a ser desenvolvidos ainda este semestre. O “Cidade Livre de Pirataria”, por exemplo, visa parcerias com os municípios – muitas delas já em negociação pelo CNCP e que serão firmadas em novembro. O mesmo está em andamento junto a shoppings e lojistas, para campanhas de conscientização dos clientes.

Outra novidade é o Portal de Combate à Pirataria, que passará a funcionar até dezembro. Será interativo, com textos educativos e idéias promocionais. O CNCP está articulando, ainda, com provedores de internet, a criação de mecanismos que bloqueiem a oferta de produtos falsificados no mundo virtual.



 
“Foi uma ótima oportunidade para conhecer as ações prioritárias de 2009, que são realmente interessantes”, comentou a secretária de Assuntos Econômicos da embaixada americana, Melissa San Miguel. Katsumoto Yoshimura, do Japão, enfatizou que elas são essenciais, já que muitas empresas nipônicas investem no Brasil.



 
O encontro desta terça-feira foi no Palácio do Itamaraty e contou com a participação dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura, além do Instituto Etco, Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e da  Confederação Nacional do Comércio (CNC).