Como melhorar o ambiente de negócios?

Por ETCO
26/11/2007

Fonte: ETCO

A melhoria no ambiente de negócios é condição indispensável para o desenvolvimento do país e um objetivo permanente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO. Com esse intuito, o ETCO promoveu durante este ano debates sobre algumas variáveis que afetam o ambiente de negócios.

O ETCO analisou as  causas sociais e econômicas das transgressões na história do Brasil, a má gestão dos gastos públicos e o excesso de burocracia como fatores de indução aos desvios de conduta ética. Para apresentar o resultado destes debates e encaminhar soluções para os problemas, o ETCO promove o seminário “Como melhorar o ambiente de negócios”, no dia 4 de dezembro, em São Paulo.

“Nosso objetivo foi debater, ao longo do ano, fatores que dificultam a ética, completando esse ciclo com um seminário no qual apresentaremos propostas viáveis de melhorias institucionais”, diz o presidente executivo do ETCO, professor André Franco Montoro Filho.

Cada debate contou com o apoio de uma entidade. O primeiro discutiu a cultura das transgressões e seus efeitos na sociedade e foi realizado em parceria com o Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC). Para o evento, quatro intelectuais prepararam uma apresentação com o tema “Cultura das Transgressões no Brasil, as lições da história: superar essa cultura é condição o desenvolvimento do país?”.
Já o segundo debate colocou a burocracia na pauta das discussões. O evento, promovido pelo Instituto Hélio Beltrão (IHB), com o apoio do ETCO, analisou a burocratização e a corrupção no contexto internacional, identificou os custos econômicos e políticos de burocracia e da corrupção e estudou os meios para sensibilizar e mobilizar a opinião pública, as entidades da sociedade civil e a classe política.

A última investigação, uma parceria com a FIPE, examinou como os gastos públicos são utilizados em cinco áreas: Educação, Saúde, Segurança Pública,  Recursos Humanos e Gastos Previdenciários. Todos os resultados dos trabalhos serão apresentados no seminário “Como melhorar o ambiente de negócios”.
Com a presença confirmada do Governador de São Paulo, José Serra, o evento também contará com a participação do senador Aloizio Mercadante, do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do presidente Fernando Henrique Cardoso e de diversas outras autoridades e renomados especialistas.

FICHA TÉCNICA
 
Data: Terça-Feira, 4 de dezembro de 2007
Horário: das 13h30 às 18h30
Local: Auditório da FEA / USP
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária – São Paulo