Operação atinge o contrabando de cigarros

Fonte: Zero Hora – Porto Alegre/RS – 08/10/2010

Quatro grupos que contrabandeavam cigarro do Paraguai para municípios gaúchos e uruguaios tiveram suas ações atingidas ontem pela Operação Sete de Ouros da Polícia Federal de Pelotas. Três suspeitos foram presos e 85 mil maços de cigarros apreendidos. Onze imóveis e 28 veículos de líderes dos grupos foram bloqueados com ordem judicial.

As quadrilhas tinham suas células funcionando em Pelotas, no sul do Estado, de forma separada, embora soubessem das ações uma das outras e realizassem o mesmo tipo de crime. Segundo o delegado da Polícia Federal, Alexandre Pauli, os grupos contrabandeavam o cigarro do Paraguai e traziam para o Estado direto pela fronteira brasileira por Foz do Iguaçu ou pela fronteira com a Argentina.

Além de comercializar na Região Metropolitana e no sul do Estado, os criminosos exportavam os cigarros para o Uruguai pelos municípios de Chuí e Jaguarão.

Iniciada em março, a investigação prendeu 21 pessoas ao longo dos últimos seis meses, além da apreensão de 315 mil maços e 18 veículos. Além de cumprir 15 mandados de busca e apreensão em Pelotas, sete foram realizados em Sentinela do Sul, Tapes e Guaíba, onde atuavam fornecedores das quadrilhas.

Compartilhe