PF flagra ‘baú’ cheio de cigarro

Por ETCO
27/08/2010

Fonte: Diário de Cuiabá – Cuiabá/MT – 27/08/2010

Da Redação

Um caminhão-baú repleto de mercadorias contrabandeadas foi receptado ontem pela Polícia Federal em Rondonópolis contendo 395 caixas de pacotes com dez maços de cigarro. Cada caixa tinha ao menos 50 pacotes. Os demais produtos eram eletroeletrônicos.

Quatro homens foram presos em flagrante pelos crimes de contrabando e formação de quadrilha, já que os itens são de origem estrangeira e proibidos de serem transportados no território nacional sem nota fiscal. Foram encontrados também discos rígidos de computador, drives de DVD, roteadores, placas-mãe de computador, calculadoras científicas, câmeras digitais, celulares, rádios automotivos e tocadores de mp3. A polícia não revelou o nome dos envolvidos e nem o local de onde disseram ter partido. Eles foram presos na Mata Grande.


“Trata-se de uma apreensão significativa de mercadoria contrabandeada, o que demonstra o comprometimento da Polícia Federal na repressão a esse tipo de crime, que provoca efeitos deletérios à sociedade”, disse o delegado de Polícia Federal Tales de Souza Frausino Pereira, chefe da Delegacia de Rondonópolis.


O policial explicou ainda que os produtos oriundos de descaminho configuram-se como elemento predatório às relações de consumo, já que enfraquecem o comércio legal e ocasionam perda de receita tributária por parte do Estado.


O contrabando acontece com a introdução de mercadoria clandestina no


Brasil, já o descaminho consiste na redução ou supressão do pagamento do tributo devido; ambos preveem pena de 1 a 4 anos de reclusão. (Com assessoria)