PF recolhe 225 mil maços de cigarro

Por ETCO
01/04/2010

Autor: Patrícia Zamboni

Fonte: Jornal da Cidade – Bauru – Bauru/SP – 01/04/2010

Numa ação realizada em conjunto entre a Polícia Federal (PF) de Bauru e Polícia Militar (PM) de Jaú, foi apreendida na tarde de ontem, em Jaú, uma carga contendo 225 mil maços de cigarro contrabandeados do Paraguai, que seria transportada em um caminhão-baú. Oito pessoas foram presas durante a operação e seriam encaminhadas, nesta madrugada, a uma Cadeia Pública da região.

De acordo com informações obtidas na Polícia Federal, a carga foi encontrada em uma garagem de caminhões, cujo endereço não foi informado. A apreensão foi resultado de uma investigação que já vinha sendo realizada pela PF de Bauru e PM de Jaú.


Além dos cigarros – cuja marca não foi informada – e do caminhão-baú, também foram apreendidos um Fiat Palio, uma Saveiro e três Fiorinos, veículos que, provavelmente, seriam utilizados para distribuir a carga.


As placas dos veículos não foram divulgadas, bem como os nomes dos oito homens que foram presos, suspeitos de participar da operação que resultaria na distribuição dos cigarros em cidades da região de Bauru.


Após ouvir os acusados, o delegado José Fernando Amaral Júnior, da Polícia Federal de Bauru, iria instaurar inquérito – que será posteriormente encaminhado à Justiça Federal – e enviar a carga apreendida para a Receita Federal.


O crime de contrabando se caracteriza pela entrada ou saída de produto proibido, ou que atente contra a saúde ou moralidade.