Polícia Militar apreende 20 caixas de cigarros falsificados

Por ETCO
14/07/2009

Autor: Jailson Dias

Fonte: Rinchão Net – PI, 14/07/2009

Após receber uma informação anônima, a Polícia Militar de Picos apreendeu 20 caixas de cigarros falsificados na BR 020, próximo ao município de Patos do Piauí. Uma guarnição deslocada do 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM) se dirigiu ao local, e fez a abordagem de um Fiat Uno, cor prata, placa KJY – 4048, de Olinda – PE, constatando a existência das vinte caixas de cigarro, avaliada em R$ 15 mil.

De acordo com o comandante do 4° BPM, major Vicente Carlos, os dois elementos que estavam no veículo foram presos e encaminhados para a delegacia da cidade de Patos – PI. Franciede de Assis e José Nilson Bezerra da Silva, que transportavam a mercadoria, informaram a polícia que os cigarros foram adquiridos no Ceará.

“Os cigarros que conseguimos identificar tratam-se de falsificações do US, SKIN e Derby. Esse US e SKIN já é rotineiro fazermos a apreensão deles, por que apreendemos em grande quantidade na fábrica de cigarros”, explicou o major ressaltando que esses maços podem ter sido pegos na região de Picos, misturado com o cigarro verdadeiro.

Vicente Carlos lamentou que os crimes em Picos, destacando-se o contrabando de cigarro falsificado, são cometidos pelas mesmas pessoas, que a polícia prende, mas logo em seguida são soltos, e acabam por cometer os mesmos delitos novamente. “Tendo a dificuldade de fazer a apreensão, e no dia seguinte os elementos estão soltos, cometendo os mesmos crimes”, desabafou o major.

No interior dos cigarros falsificados a Polícia Militar já encontrou fezes de animais e “raspas” de madeira. O veículo que transportava o material, não era roubado, possuindo apenas algumas multas atrasadas. Vicente Carlos informou que os dois elementos detidos pela polícia estavam apenas sendo usados por uma quadrilha que atua na região de Picos. Os dois são naturais do município de Francisco Santos.