Teclógica desenvolve solução para implantação da Nota Fiscal Eletrônica

Por ETCO
12/11/2007

Fonte: Folha Blumenauense, 12/11/2007

A Teclógica, empresa integrante do pólo de software de Blumenau e especializada em serviços na área da tecnologia da informação, se antecipou às tendências e é uma das primeiras empresas do País a oferecer soluções para a transição das atuais notas impressas para as eletrônicas. Um dos maiores entraves observados nas empresas que já iniciaram a transição para o novo sistema é quanto à recriação de layouts dos antigos relatórios, impressos em impressoras matriciais. Buscando solucionar o problema, a Teclógica desenvolveu um sistema capaz de ler as antigas notas e automaticamente convertê-las para o layout de impressoras a laser. A solução já foi testada com sucesso em clientes da área industrial.

Luiz Carlos Mesquita Scheid, diretor-presidente da empresa, explica que evita o re-trabalho de criação de relatórios. “Esse processo reduz significativamente os custos e o tempo utilizado para fazer a conversão”, diz. “O sistema é totalmente seguro. A nota fiscal eletrônica tem validade jurídica através da assinatura digital do remetente. Não há chances de falsificação”, acrescenta. Entre as outras vantagens do novo sistema, Scheid destaca a economia de papel, fator capaz de aliar a redução de custos à preservação da natureza.

Também entre as vantagens da implantação da nota fiscal eletrônica estão a redução custo arquivo físico, redução custo-malote, redução do esforço de digitação na célula de recebimento, pré-adequação para atendimento ao SPed – Sistema Público de Escrituração Digital -, possibilidade de B2B (business to business) com rede de fornecedores e substituição das impressoras.

O projeto surgiu com objetivo de substituir as notas fiscais impressas por notas fiscais eletrônicas, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente. A nota fiscal eletrônica é gerada, emitida e armazenada eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços.
Caso não exista circulação de mercadorias, não é necessário nenhum documento em papel, todas as informações são tratadas eletronicamente. Para casos onde há circulação de mercadorias, foi criado o documento auxiliar da nota fiscal eletrônica (Danfe) – uma representação gráfica simplificada da nota fiscal eletrônica impressa em papel comum.

Com treze anos de fundação, a Teclógica é uma empresa especializada em serviços na área da tecnologia da informação, voltada a soluções de consultoria, desenvolvimento de sistemas e suporte, baseados no conceito One to One. Entre seus clientes estão grandes indústrias multinacionais.