André Franco Montoro Filho discute corrupção, ética e economia, em livro lançado pelo ETCO

Em concorrida noite de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo, o autor de “Corrupção, Ética e Economia”, André Franco Montoro Filho, recebeu convidados para o lançamento da obra publicada pelo ETCO e editora Campus/Elsevier. No próximo dia 18 de setembro, o livro será lançado no Distrito Federal

Com prefácio de Tercio Sampaio Ferraz Junior, “Corrupção, Ética e Economia – Reflexões sobre a Ética Concorrencial em Economias de Mercado” reúne 33 textos produzidos pelo conselheiro consultivo do ETCO, André Franco Montoro Filho, entre 2006 e 2011, período em que se dedicou ao estudo das vantagens do comportamento ético e dos prejuízos sociais das transgressões.

Certo de que, para estar à altura do estágio de desenvolvimento em que se encontra, o Brasil precisa avançar dentro da legalidade, o ETCO trouxe a público um trabalho indispensável para a compreensão do que é um ambiente de negócios saudável, mostrando como superar os obstáculos para um crescimento sadio e sustentado.

“Os ensaios interligam-se de tal forma que nos permitem, com a distância resultante do tempo, entender como funcionam os indutores da cultura das transgressões, que tem tido como consequência altos custos econômicos e sociais”, comenta o presidente-executivo do ETCO, Roberto Abdenur.

No prefácio de Tercio Sampaio Ferraz Junior, uma síntese da obra:

“Este é um livro de textos breves e reflexões argutas. Nele, Montoro percebe o desencadeamento de formas muito reais de desigualdade econômica e social, de desequilíbrio burocrático e distorção legal, de disfunções comportamentais e corrupção, que acabam por consumar uma cisão entre ética, de um lado, política e direito, de outro. A ética fica degradada na moral do interesse e da eficiência, e a política e o direito acabam exilados na abstração da lei ou, então, confiscados pelo oportunismo ideológico. Daí seu apelo ao resgate de segurança jurídica, da racionalidade legislativa e da eficácia no cumprimento das leis.”

CORRUPÇÃO, ÉTICA E ECONOMIA

Reflexões sobre a Ética Concorrencial em Economias de Mercado

Autor: André Franco Montoro Filho

Prefácio: Tercio Sampaio Ferraz Junior

Editora: Campus/Elsevier

1ª edição, 2012, 168 páginas

ISBN 978-85-352-6196-7

Preço sugerido: R$ 45,00

Compartilhe