Controladoria-Geral da União tem novo Ministro-Chefe

Valdir Moysés Simão, novo Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU)

Valdir Moysés Simão, novo Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU)

O novo Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão, tomou posse no dia 2 de janeiro, recebendo o cargo do ex-ministro Jorge Hage Sobrinho, que ficou oito anos à frente da instituição. Hage participou de vários eventos com o ETCO, especialmente em discussões sobre combate à corrupção.

Em seu discurso, Simão afirmou que a CGU “angariou a credibilidade e o respeito do povo brasileiro em doze anos de atuação, tendo inserido o tema ‘Prevenção e Combate à Corrupção’ na agenda pública do País de forma irreversível”. Ele assegurou que o órgão será “implacável” com aqueles que praticarem corrupção. Também fez uma homenagem ao antecessor: “Um grande país se faz com o trabalho de grandes mulheres e grandes homens, e o ministro Jorge Hage é um deles.”

Jorge Hage, por sua vez, defendeu uma reforma política para evitar a corrupção e também uma reforma no processo judicial para acabar com a morosidade da Justiça, que “alimenta a sensação de impunidade que precisamos superar”. Ao fazer um balanço de sua gestão, afirmou que nos últimos meses foram instaurados mais de 30 processos contra dirigentes, ex-dirigentes e empregados da Petrobras, além de nove ações contra empresas suspeitas de fraude e pagamento de propina.

Simão, formado em Direito e auditor fiscal da Receita Federal há 27 anos, presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2005 a 2007 e de 2008 a 2010. Durante o ano passado, foi secretário-executivo da Casa Civil. Anteriormente, por sete meses, coordenou o Gabinete Digital da Presidência da República. De 2011 a 2013, foi secretário-executivo do Ministério do Turismo.

Compartilhe