ETCO participa de evento sobre a simplificação das ações tributárias

Encat

A cidade de Salvador recebeu, em março, a 54ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que teve como tema principal a ‘Simplificação das obrigações tributárias’. Na ocasião, Evandro Guimarães, presidente executivo do ETCO, apresentou o Instituto para uma plateia com representantes das secretarias da fazenda dos 26 Estados do País e do Distrito Federal, além de ter participado das discussões sobre os mecanismos divulgados pelo governo para reduzir a burocratização do empreendedorismo, tais como a simplificação das exigências para abertura e funcionamento de empresas.

“A simplificação de nosso sistema tributário irá assegurar a estipulação de taxas mais razoáveis, fator que incentivará a formalização das empresas, a melhor distribuição dos tributos e, consequentemente, a redução da carga tributária. Em suma, todos têm a ganhar” analisa Guimarães.

Outro ponto importante discutido no encontro consistiu na modernização do Fisco por meio da adoção de uma série de ferramentas digitais que proporcionaram a evolução do processo de arrecadação de tributos e, consequentemente, a maior eficácia no combate à sonegação “Esse processo começou com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e hoje inclui diversas outras novidades, sendo a mais recente a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)” diz coordenador-executivo do Encat e auditor fiscal da Sefaz-BA, Eudaldo Almeida.

 

Compartilhe