Ética na América Latina é discutida em seminário internacional

Ethisphere.com,- http://www.latinamericaethicssummit2013.com/

Presidente Executivo do ETCO participou de painel no Latin America Ethics Summit, em que falou sobre a importância do combate à corrupção para a evolução e o desenvolvimento do País, a aprovação da Lei Anticorrupção e as manifestações populares ocorridas no último mês.

O Presidente Executivo do ETCO, Roberto Abdenur, participou, no dia 10 de julho, de um painel sobre corrupção no Brasil durante o Latin America Ethics Summit, evento promovido pela Thomson Reuters em parceria com o Ethisphere Institute. Ele dividiu o palco com a CEO da ONG norte-americana Create.org, Pamela Passman.

Em sua apresentação, Abdenur destacou o atual cenário político brasileiro, marcado pelas manifestações populares em todo o Brasil, cujas bandeiras principais incluíram a luta contra a corrupção. Nesse sentido, salientou a importância de avanços como a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 0039/2013 (PL 6826/2010), a chamada Lei Anticorrupção, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Abdenur disse que “o ETCO vê esse novo texto como um importante avanço, porque não basta olhar para o corrupto sem olhar para o corruptor”. Para ele, o texto legal “estimula as empresas a respeitar as leis, o que melhora o nível da ética concorrencial e torna mais saudável o ambiente de negócios”.

Ele ponderou, entretanto, que o grande desafio é as empresas começarem a levar a questão da ética nos negócios para a cadeia de associados e fornecedores. “(A lei) É um ponto de partida importante, mas as empresas precisam criar uma fortificação ética”, disse Abdenur, destacando a importância do papel do setor privado na própria prevenção de atos de corrupção.

O Latin America Ethics Summit foi o primeiro evento realizado na América Latina pela entidade norte-americana Ethisphere, dedicada à criação, melhoria e ao compartilhamento de boas práticas em responsabilidade social corporativa, combate à corrupção, sustentabilidade e ética nos negócios. Criada em 2007, a Ethisphere também elege anualmente as empresas mais éticas do mundo e promove seminários e eventos que discutem o tema em diversas regiões.

 

Compartilhe