ETCO representa mais de 7% do PIB do Brasil

Por ETCO
03/09/2015

 

Pesquisa da PriceWaterhouseCoopers mostra a importância dos associados do Instituto na economia brasileira


total faturamento

 

A consultoria PriceWaterhouseCoopers (PwC) realizou um estudo sobre a representatividade do ETCO-Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial. O objetivo era mostrar a participação das associações e empresas que mantêm o instituto na economia do País. A análise foi feita a partir de pesquisa com cada associado e informações de órgãos setoriais e nacionais. Os dados foram colhidos no ano passado e se referem ao período de 2011 a 2013.

De acordo com a PwC, em 2013, os associados do ETCO representaram uma receita de R$ 351 bilhões, equivalente a 7,25% do PIB nacional.  No PIB industrial, a participação foi ainda maior: 12,3%.  Os associados eram responsáveis por 1,4 milhão de empregos diretos e outros 2,6 milhões de empregos indiretos.

Segundo Evandro Guimarães, presidente-executivo do ETCO, a pesquisa mostra a força e o tamanho da responsabilidade do Instituto. “Lutamos contra as práticas desleais de concorrência em nome de 7% da economia brasileira”, diz Guimarães. “Nossa missão é ajudar a criar um País mais justo”.

Outras revelações da pesquisa

 

  • Os associados do ETCO representam em torno de 70% do faturamento de seus segmentos

segundo gráfico

  • Nos setores em que atuam, geram cerca de 45% dos empregos direto

 

terceiro gráfico