Ética Concorrencial é tema de debate entre alunos de Relações Públicas

Por ETCO
16/07/2012

Cerca de 70 alunos, do terceiro ano do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Libero, lotaram o auditório para participar da palestra sobre Ética Concorrencial ministrada pelo presidente-executivo do ETCO, Roberto Abdenur. O encontro foi realizado dentro da disciplina de Ética e Legislação.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que é o instituto, sua estratégia de atuação, por quais câmaras setoriais ele é composto e quais são as principais ações e ferramentas de comunicação utilizadas para disseminar o tema ética concorrencial na sociedade.

Após a palestra, os alunos fizeram perguntas sobre temas como sonegação fiscal, tributação, corrupção e combate à pirataria. Os questionamentos contribuíram para enriquecer ainda mais o debate.

Os universitários aprovaram a iniciativa. “Achei bem interessante discutir a ética no Brasil por um caminho diferente, mais focado na economia e nos negócios. É bom saber que existem meios de trabalhar de forma sustentável e que é possível agregar a ética ao dia a dia”, disse a aluna Jéssica Alves da Silva.

“Eu adorei a palestra, foi bastante enriquecedora. O instituto tem um papel fundamental de conscientização sobre temas tão importantes para a sociedade. Muito do que foi dito, a partir de agora, começa a fazer parte da nossa realidade”, disse o aluno Rodrigo Garcia.

A professora de Ética e Legislação em Relações Públicas, Ágatha Camargo Paraventi, ficou entusiasmada com o interesse dos alunos. “Na sala de aula, os estudantes aprendem sobre ética dentro das organizações e como ter uma postura mais responsável. Porém, no início da vida profissional, eles se deparam com os desafios do mercado de trabalho. O encontro foi fundamental para que os alunos entendessem como funciona o mercado e descobrissem quais são as ferramentas necessárias para conciliar o dever e a ética.”

O encontro faz parte dos esforços do ETCO em estabelecer um canal aberto de relacionamento com o meio acadêmico, já que considera este stakeholder fundamental para a disseminação dos temas relacionados a ética concorrencial. “Pretendemos ampliar as iniciativas dentro das universidades e faculdades de forma a nos aproximarmos mais deste público”, analisa Heloisa Ribeiro, diretora-executiva do ETCO.

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