Evento reúne executivos latino-americanos para discutir ética nos negócios

Mais de 150 executivos de cem empresas se reuniram entre os dias 17 e 18 de junho, no Rio de Janeiro, para discutir questões relacionadas à ética nos negócios. Os debates aconteceram no Latin America Ethics Summit, a edição latina de um dos mais importantes fóruns globais sobre o assunto.

Presidentes e líderes das áreas de auditoria e compliance de grandes empresas, como 3M, AES e Votorantim, fizeram parte da lista de conferencistas. Com base no mote “Questões globais, perspectivas locais”, os debatedores discutiram temas como as melhores práticas para estruturar um departamento de compliance eficiente e o estabelecimento de relações mais confiáveis e responsáveis com terceiros.

Aspectos jurídicos como a nova lei anticorrupção brasileira também foram assunto de mesas de discussão, com um debate sobre as mudanças que a nova regulamentação trouxe para o dia a dia das empresas desde sua entrada em vigor, há um ano, e as principais dúvidas que ainda persistem. A visão do poder público sobre o tema foi abordada na palestra de Flávio Dematté, coordenador-geral de Responsabilização de Entes Privados da Controladoria Geral da União (CGU), que falou sobre as perspectivas do órgão quanto à aplicação da nova lei e os demais esforços que vem sendo empenhados para combater a corrupção no país.

 

EXEMPLOS DO NOTICIÁRIO

Luis Moreno-Ocampo, ex-procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, relacionou em sua palestra o cenário da corrupção na América Latina e as tendências globais. Para isso, ele tomou como ponto de partida os casos Petrobras, Fifa e Siemens. A situação dos dirigentes da Fifa também serviu como base para uma discussão sobre corrupção nos esportes, tema cuja amplitude vai desde a manipulação de placares para afetar os resultados de casas de apostas até a lavagem de dinheiro ligada ao patrocínio.

O ETCO-Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial esteve entre os apoiadores do Latin America Ethics Summit. A organização coube ao Ethispere Institute, consultoria especializada na estruturação e controle de práticas éticas para grandes corporações.

Compartilhe