Seis visões sobre a reforma tributária

O ETCO e o jornal Valor Econômico reuniram grandes nomes para falar sobre as mudanças necessárias no sistema atual. Confira as divergências e convergências de opiniões

Reunir diferentes visões sobre os problemas do sistema tributário atual e as mudanças necessárias para consertá-lo ou substituí-lo. Esse foi o objetivo do seminário Tributação no Brasil, realizado em parceria do ETCO com o jornal Valor Econômico em julho, em São Paulo. O evento contou com contribuições de nomes importantes do cenário nacional.

O consultor tributário Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal e presidente do Conselho Consultivo do ETCO, falou sobre a tributação do futuro – e criticou algumas das principais propostas de reforma em discussão hoje no País.

O procurador-geral adjunto da Fazenda Nacional, Phelippe Toledo Pires de Oliveira, falou sobre a complexidade inerente a todo sistema tributário e os excessos do modelo brasileiro.

O professor Roberto Quiroga demonstrou preferência por mudanças não tão drásticas no sistema atual e defendeu medidas para reduzir a litigância tributária.

O economista Marcos Lisboa tratou da relação entre o sistema tributário e o desenvolvimento do País, defendeu a adoção de alguns princípios para a reforma e recomendou mais atenção aos estudos internacionais para embasar novas propostas.

O encerramento ficou a cargo do deputado federal Efraim Filho, membro da Comissão Especial da Reforma Tributária, que demonstrou otimismo em relação ao avanço da reforma ainda este ano no Congresso.

A seguir, publicamos uma seleção das visões que eles apresentaram no evento do ETCO e do Valor. Clique nas imagens para ler os destaques de cada palestrante:

Compartilhe