A atuação do ETCO é orientada e supervisionada por conselhos que reúnem nomes do setor empresarial, juristas, intelectuais e lideranças de diversos setores comprometidos com a defesa da ética.

O Conselho Consultivo inspira o Instituto por meio de encontros que tratam de grandes questões relacionadas com o ambiente de negócios e a ética concorrencial.

O Conselho de Administração atua junto à diretoria executiva na definição e supervisão dos objetivos estratégicos e dos projetos desenvolvidos pelo ETCO, incluindo a alocação de recursos.

As demonstrações financeiras do Instituto são auditadas pelo Conselho Fiscal e por uma auditoria independente.

QUEM É QUEM

Diretoria executiva

Presidente-executivo: Edson Vismona

É advogado, graduado e pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, especializado em defesa comercial e direito do consumidor. Foi Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (2000/2002); Secretário Nacional da Reforma Agrária (2002). Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO, é membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), da Comissão de Combate à Pirataria da OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil, secção São Paulo e do Conselho de Ética do Instituto Ética-Saúde. É presidente do FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, desde 2009.

Equipe
Gerente executiva: Andréa Lopes
Administrativo e financeiro: Kelly Ribeiro
Assistente Administrativo: Cristiane Carletti

Conselho de Administração

Presidente: Alexandre Kruel Jobim

É advogado, mestre em Direito pela Universidade do Texas (EUA), bacharel em Direito pelo UniCEUB. É professor Licenciado do UniCEUB, foi professor substituto da UnB e do IDP. Foi Consultor Jurídico da ABERT, da ANJ, da FENAERT.
Presidiu a AIR e foi vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais do Grupo RBS. Atualmente é presidente da ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas).

Titulares
Leonardo Botelho Zilio
Ricardo Melo
Rinaldo Zangirolami

Suplentes
Delcio Sandi
Disraelli Galvão
Leandro de Barros
Silmara Olivio

Conselho Consultivo

Presidente: Everardo Maciel

É consultor Jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público. Foi Secretário de Fazenda, de Planejamento e de Educação de Pernambuco, Secretário de Fazenda e Planejamento do Distrito Federal, Secretário-Executivo dos Ministérios da Educação, da Casa Civil, do Interior (hoje Integração Nacional) e da Fazenda, Secretário da Receita Federal, além de ter ocupado em caráter interino os cargos de Ministro da Educação, Interior e Fazenda. Também lecionou em instituições acadêmicas privadas e participou em missões das Organizações das Nações Unidas.

Conselheiros consultivos
André Franco Montoro Filho
Aristides Junqueira Alvarenga
Carlos Ivan Simonsen Leal
Celso Lafer
Ellen Gracie Northfleet
Evandro Guimarães
Gesner Oliveira
Hamilton Dias de Souza
Hoche Pulchério
João Grandino Rodas
João Roberto Marinho
Jorge Luiz Oliveira
Jorge Raimundo Filho
Leonardo Gadotti Filho
Luiz Fernando Furlan
Maria Tereza Aina Sadek
Marco Greco
Nelson Jobim
Roberto Abdenur
Roberto Faldini
Tércio Sampaio Ferraz Júnior
Theo van der Loo
Victório de Marchi

Conselho Fiscal

Presidente: Daniela Rodrigues Lopes

Titulares
Dilmar Moreira Madureira
Luciano França Sousa
Mônica Saraiva

Suplentes
Mozart Santos Rodrigues Filho
Uirá Tonon Gomes
Jesus Meijomil
Luiza Weguelin de Melo