Imprensa dá grande destaque a pesquisa sobre contrabando

Pesquisa revela que um em cada três brasileiros já comprou produtos contrabandeados

A pesquisa inédita que mostrou como os brasileiros enxergam o contrabando, divulgada em maio, teve grande repercussão na mídia. Centenas de jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão deram destaque ao estudo que revelou que 77% das pessoas acreditam que o contrabando prejudica o país e 86% veem relação entre essa prática e outros crimes. A pesquisa foi realizada pelo Datafolha por encomenda do ETCO-Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, com o apoio do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro.

Pelo menos 92 veículos de 9 estados fizeram reportagem própria sobre o assunto. Além disso, ele foi divulgado por agências que distribuem conteúdo para veículos de todo o país, como a Agência Brasil e a RádioWeb – só esta última contabilizou a transmissão da notícia por 269 emissoras de 26 estados.

Um dos maiores destaques foi dado pelo Bom Dia Brasil, da Rede Globo, telejornal matinal de maior audiência no país. Ao todo, o programa dedicou mais de 6 minutos ao tema em sua edição do dia 25 de maio, data da divulgação da pesquisa. Além da reportagem e dos comentários feitos pelos apresentadores Ana Paula Araújo, Chico Pinheiro e Rodrigo Bocardi, os resultados apontados pela pesquisa foram tema da análise do jornalista Alexandre Garcia, que abordou os problemas trazidos pelo contrabando para a economia brasileira e o papel do governo no combate a essa prática.

Ainda na televisão, a pesquisa repercutiu em redes abertas, como TV Gazeta, de São Paulo, e SBT, e canais a cabo, como Bandnews TV e Globonews – nesta última, com a presença no estúdio do presidente do ETCO, Evandro Guimarães. Ele também participou do programa do jornalista Milton Jung – transmitido no horário de maior audiência da rádio CBN – e foi autor de artigo sobre o assunto publicado no jornal Folha de S.Paulo no dia seguinte à divulgação da pesquisa.

 

Clique aqui e assista a matéria completa veiculada no jornal Bom Dia Brasil

Clique aqui e acesse os principais dados da pesquisa

 

Compartilhe