NFe não acaba com burocracia de documentos contábeis

Por ETCO
06/04/2008

Fonte: O Estado de S. Paulo, 06/04/2008

A conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), Marcia Alcazar, explica que há sim muitas vantagens na adoção da NFe, mas chama a atenção para a necessidade de eliminar outros documentos inerentes a operações contábeis que acabam contendo as mesmas informações que estão na nota fiscal eletrônica. Segundo o que foi anunciado pelo governo, a idéia é que oportunamente esses documentos paralelos comecem a ser eliminados.

Além disso, diz ela, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), do qual faz parte a obrigatoriedade da NFe, também se estende à área contábil (que envolve Receita Federal, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários), que ainda carece de simplificação. Assim, a vida do empresário, mesmo com a adoção da NFe, ainda não está livre de muita burocracia contábil e fiscal.

SITE


No site Portal da Nota Fiscal Eletrônica, do Ministério da Fazenda, o micro ou pequeno empresário interessado na emissão da NFe vai ter detalhadas informações sobre como proceder, além da legislação pertinente, benefícios e vantagens apontadas com o uso, entre outras informações.No quadro ao lado estão orientações retiradas do site sobre o cadastramento no Sefaz Virtual.

*www.nfe.fazenda.gov.br/portal/