Bahia adere ao sistema BI de Nota Eletrônica

BI Bahia

Foto: Wagner assina documento, observado por Pulcherio (último à direita)

Em solenidade realizada no dia 19 de abril, o ETCO e o Governo da Bahia, por meio da Sefaz Bahia, entregaram o Sistema BI NF-e, ou Sistema de Inteligência de Negócios com base em Notas Fiscais Eletrônicas. O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, do secretário da Fazenda Carlos Martins, de Hoche Pulcherio e representantes do ETCO e da Microsoft.

O novo sistema, que passa a ser utilizado pela Sefaz BA no combate à sonegação, resultou do Termo de Cooperação firmado entre o Governo da Bahia e o ETCO e constitui uma ferramenta importante na fiscalização dos segmentos obrigados à emissão da Nota Fiscal Eletrônica, contribuindo também para aumentar o recolhimento do ICMS.

De acordo com o superintendente de Administração Tributária da Sefaz, Cláudio Meirelles, “esse é um sistema fundamental para ajudar a extrair as informações da NF-e e a parceria com o ETCO foi fundamental nesse processo”.

Conforme definido no Termo de Cooperação, a partir de agora, outros Estados poderão implantar o BI da NFe. Acre, Paraná, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal já solicitaram a cessão do sistema para a Sefaz BA.

Hoche Pulcherio lembrou que “desde a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, que teve grande impacto na redução da sonegação no País, esta é a maior conquista no campo da fiscalização e, acreditamos, terá a mesma aceitação por parte dos Governos Estaduais que entendem a importância de um ambiente saudável de negócios para o crescimento econômico do País”.

 

Compartilhe