Libbs já tem Identificador Único de Medicamento

1413296248_libbsLibbs Farmacêutica é a primeira empresa do segmento do país a implementar sua plataforma para monitoramento de medicamentos com a impressão do Identificador Único de Medicamento.

O Identificador Único de Medicamento (IUM) armazenará informações como lote, validade, número de série e número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até dezembro do próximo ano, todos os laboratórios farmacêuticos deverão colocar no mercado pelo menos três lotes rastreáveis. A partir de dezembro de 2016, todo o mercado deverá ter os mecanismos de rastreamento.

Com isso, assegura-se a autenticidade e a procedência legal do medicamento, evitando desvios na cadeia produtiva e permitindo uma ação mais rápida da vigilância sanitária.

Segundo o governo, a rastreabilidade traz benefícios à indústria com a gestão mais eficaz dos riscos na cadeia produtiva, evitando erros e perdas por vencimentos e coibindo o roubo de cargas.

Até 30 de setembro passado, a Anvisa foi notificada de mais de 1,2 mil cargas de medicamentos roubadas ou extraviadas. Esse número no ano passado chegou a 1.964 e, em 2012, ultrapassou 3 mil.

Fonte: Baguete RS  13/10/2014

 

 

Clique aqui e leia a matéria completa

Compartilhe