Obra analisa desafios da ética no Brasil

ETICA CONCORRENCIAL

Na noite do último dia 4, o ETCO lançou o livro Ética Concorrencial, Reflexão, Análise e Perspectivas, em evento no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A publicação faz uma síntese do Ciclo de Debates ETCO 10+10, realizado em 2013 em comemoração aos seus dez anos, e procura construir ainda um prognóstico dos desafios éticos da próxima década.

Ao recompor as análises feitas durante os debates, o jornalista Oscar Pilagallo, autor da obra, destaca o movimento pelas Diretas Já, a Constituição de 1988 e chega até, mais recentemente, à Lei de Acesso à Informação e à Lei Anticorrupção, apontadas como avanços no cenário ético brasileiro. Esta última lei, em específico, inova ao tratar das relações entre agentes públicos e privados na perspectiva da corrupção.

A análise do jornalista destaca ainda que um ambiente negocial mais ético no Brasil depende do avanço da ética na sociedade, da promoção da transparência e do combate à corrupção. Ele cita também, entre os demais fatores que levariam à melhora institucional do País, a importância dos esforços para reduzir a tributação, acelerar o sistema judiciário e mitigar por completo a impunidade. Além disso, descreve a sonegação fiscal e a insegurança jurídica como fantasmas que afastam investimentos.

Publicada pela editora Elsevier, a obra tem prefácio do presidente executivo do ETCO, Evandro Guimarães, e introdução de Roberto Abdenur, atual membro do Conselho Consultivo que, na ocasião do Ciclo de Debates ETCO 10+10, presidia o instituto. A obra custa R$ 39,90 e pode ser adquirida no site da Elsevier (www.elsevier.com.br) e nas principais livrarias físicas e virtuais do Brasil.

Compartilhe